Restauração amadora de obra de arte histórica causa revolta na Espanha - de novo - Tupi Martim

Resumo

terça-feira, 26 de junho de 2018

Restauração amadora de obra de arte histórica causa revolta na Espanha - de novo

Terça, 26 de Junho de 2018

Uma escultura espanhola do século 16 retratando São Jorge acabou seriamente danificada por uma restauração amadora, em um caso que remete ao ocorrido com o quadro Ecce Homo em 2012 - e que provocou nova onda de indignação na comunidade de restauradores da Espanha.

A escultura da Igreja de San Miguel de Estella, em Navarra, retratando São Jorge com armadura e lutando contra um dragão, foi repintada por um pároco que não pretendia restaurar a obra em si, mas apenas "arrumar um espaço que estava sujo", disseram representantes do Arcebispado de Pamplona à agência Efe.

O resultado, porém, é que provavelmente se perdeu quase toda a pigmentação original da obra de 500 anos de idade, diz à BBC News Brasil Fernando Carrera, presidente da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores da Espanha (Acre).

"Ainda não sabemos plenamente a gravidade do dano, mas a impressão é de que se eliminou a policromia antiga e de que o dano é irreversível", explica Carrera, acrescentando que a associação pretende entrar na Justiça contra os "restauradores".

Informações: Msn 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular

Pages