Globo sofre derrota histórica para a Record em Salvador - Tupi Martim

Resumo

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Globo sofre derrota histórica para a Record em Salvador

Sexta, 15 de Junho de 2018

Ambientada na Bahia, Segundo Sol levantou a audiência da Globo em Salvador. Mas não impediu que a emissora sofresse uma derrota histórica na quarta-feira (13). Pela primeira vez, ficou atrás da Record na chamada média-dia, das 7hs à meia-noite. Perdeu por 12,1 a 12,3 pontos. Alguns programas, como Bem Estar e Sessão da Tarde, chegaram a ter menos da metade do público da concorrente e ficaram em terceiro lugar. 

A Globo nunca havia sofrido uma derrota desse patamar na capital baiana desde a implantação da medição de audiência da Kantar Ibope na cidade, em 2004. A derrota é mais um capítulo da crise vivida desde o ano passado pela afiliada local, a Rede Bahia, que chegou a tirar profissionais da Record para tentar conter a fuga do público.

Pertencente à família Magalhães, do importante político e empresário Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), a Rede Bahia foi derrotada pela TV Itapoan (Record) ou pela TV Aratu (SBT), em 10 dos 17 programas exibidos das 7h à 0h. Alguns chegaram a perder para as duas concorrentes ao mesmo tempo. É o caso do trio de programas matinais. 

Mais Você, Bem Estar e Encontro com Fátima Bernardes ficaram em terceiro lugar entre as emissoras abertas e tiveram menos público do que o somatório de canais da TV por assinatura. Todos os programas da Globo entre 7h e 18h, com exceção do Bahia Meio-Dia, perderam para a Record ou para o SBT. 

O Jornal Nacional, que contou com Renata Vasconcellos e Galvão Bueno diretamente da Rússia, venceu por pouco: 18,7 a 18,0. Das novelas, apenas Segundo Sol venceu com folga. A trama de João Emanuel Carneiro liderou com média de 23,0 pontos, contra 13,8 das novelas infantis do SBT e 13,6 de Apocalipse. 

Apesar de esbarrar em uma polêmica pela pouca representatividade de negros e de não mostrar a Bahia como ela é, Segundo Sol aumentou consideravelmente a audiência da Globo. Em seu primeiro mês, marcou 30,2 pontos, contra 26,9 de O outro Lado do Paraíso com o mesmo número de capítulos A Globo tenta de todas as formas se reaproximar do público baiano. Além da contratação de Jéssica Senra para apresentar o Bahia Meio-Dia, freguês do Balanço Geral, chegou a exibir um cadáver em seu jornal matinal para se aproximar da linha editorial que faz sucesso na Record e no SBT. (Daniel Castro)
Popular

Pages