Estudo apresenta a realidade da pesca na Costa do Descobrimento - Tupi Martim.Com

Resumo

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Estudo apresenta a realidade da pesca na Costa do Descobrimento

Quinta, 14 de Junho de 2018



     Após 12 meses de estudo, serão apresentados os resultados do Monitoramento do Desembarque Pesqueiro do ano de 2017 realizado nas comunidades pesqueiras de Santa Cruz Cabrália e Belmonte (BA). A pesca nos dois municípios é caracterizada como artesanal, sendo essencial para o desenvolvimento da cadeia produtiva da atividade na região que compreende a Costa do Descobrimento.

O estudo tem como objetivo fornecer informações sobre as características da pesca em cada comunidade pesqueira. Por meio do monitoramento diário, é feito o registro da capacidade pesqueira, bem como dos principais pescados – como e quando eles são capturados e o rendimento financeiro gerado pelo setor pesqueiro; de forma a possibilitar uma maior compreensão da atividade, realizada por marisqueiras e pescadores locais que a têm como principal fonte de geração de trabalho e renda. Tais dados contribuem para uma melhor gestão da atividade, tanto por parte dos órgãos públicos como pela própria comunidade pesqueira organizada.

O projeto de Monitoramento de Desembarque Pesqueiro é realizado pela Veracel desde 2014. A empresa de consultoria ambiental CTA – Serviço em Meio Ambiente é a responsável pela execução do estudo há três anos.

Reuniões de apresentação dos resultados:

Apresentação dos dados será realizada nas Reuniões Devolutivas. Os eventos ocorrerão nas comunidades de Belmonte (13/06) e Santa Cruz Cabrália (14/06).

· Reunião Devolutiva Belmonte: dia 13 de junho de 2018 (quarta-feira), a partir das 9 horas, no salão de festas da colônia de pescadores de Belmonte.

· Reunião Devolutiva Santa Cruz de Cabrália: dia 14 de junho de 2018 (quinta-feira), a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália.

Informações: Tabu Online 
Popular

Pages