Canavieiras: Grande quantidade de espuma na água da praia - Tupi Martim.Com

Resumo

sábado, 2 de junho de 2018

Canavieiras: Grande quantidade de espuma na água da praia

Sábado, 02 de Junho de 2018

A espuma do mar é um fenômeno natural do oceano que envolve a formação de uma substância branca que flutua na superfície da água e se acumula nas margens do mar. A formação de espuma do mar é vista em várias partes do mundo e continua a intrigar as pessoas até hoje. Em 2007, as raras condições costeiras de Yamba, na Austrália, resultaram em uma demonstração única do poder de agitação da água ao misturar detritos na água para criar uma espuma oceânica. 

O evento ao longo da costa deste ponto na Austrália ficou conhecido como a “Costa do Cappuccino” porque a mistura espumosa do oceano lembrava a espuma no topo de um cappuccino. A espuma na época se espalhou muito, incluindo o centro de salva-vidas e metade dos prédios da costa. 

Ela não apresentava uma ameaça para as propriedades pois, a espuma oceânica era leve e podia ser facilmente manuseada pelos visitantes da costa. A explicação de como a espuma é formada é simples: se você pegar um pouco de água do oceano em um copo e olhar de perto, você verá que está repleto de pequenas partículas. Se você sacudir vigorosamente esse copo de água do oceano, pequenas bolhas se formarão na superfície do líquido. 

A espuma do mar se forma dessa maneira – mas em uma escala muito maior – quando o oceano é agitado pelo vento e pelas ondas. Cada  região costeira tem diferentes condições que regem a formação de espumas marinhas. A água do mar contém sais dissolvidos, proteínas, gorduras, algas mortas, poluentes e matéria orgânica e artificial, além de zooplânctons e fitoplanctons.

O fenômeno da Costa do Cappuccino foi visto até 30 milhas em direção ao mar e levou dias para ser totalmente eliminado. Na maioria das vezes a espuma do mar não é prejudicial aos seres humanos e é frequentemente uma indicação de um ecossistema oceânico produtivo. Mas quando há grandes proliferações de algas nocivas há grandes impactos na saúde humana e no meio ambiente.
Popular

Pages