A importância das fontes para produção e publicação das notícias - Tupi Martim

Resumo

segunda-feira, 25 de junho de 2018

A importância das fontes para produção e publicação das notícias

Segunda, 25 de Junho de 2018




É fundamental a necessidade da sociedade se manifestar e para que isso ocorra existem agentes, que fornecem informações e que servem de matéria-prima para os jornais na produção e publicação das notícias. Estes agentes são caracterizados no jornalismo como fontes.

As fontes de informação são qualquer tipo de pessoa ou entidade com aptidão para produzir, fatos ou serviços que sirvam de influência para a sociedade. Elas são de total responsabilidade e propriedade do jornalista. 

Cabe a ele com habilidade, paciência e compreensão criar um clima de confiança para que possa através da fonte, conseguir material de qualidade para a produção da matéria.

Para a escolha de uma fonte, o jornalista deve levar em consideração diversos fatores, porém os principais são os de autoridade, produtividade e credibilidade.

A autoridade da fonte é um critério essencial, pois é uma tendência geral dos jornalistas, preferirem informações deste tipo de fonte, por presumirem que as informações que elas transmitirão são mais confiáveis além de suas ações e opiniões serem oficiais.

A produtividade está ligada a capacidade de a fonte fornecer materiais suficientes para produção da notícia, permitindo que os jornalistas, não tenham que recorrer a outras fontes para complementar dados ou elementos necessários.

O fator de credibilidade está relacionado ao ponto de vista do jornalista, que ao avaliar a credibilidade da fonte, pode a partir disto, avaliar a credibilidade da informação fornecida por ela.

É preciso que o jornalista tenha consciência da importância do papel das fontes que hoje não apenas fornecem conteúdo para produção da notícia, mas que também participam dela. Ele precisa respeitá-la, mas não se submeter a elas ou desfrutar de sua intimidade.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular

Pages