19 de Junho - Dia do Cinema Nacional - Tupi Martim

Resumo

terça-feira, 19 de junho de 2018

19 de Junho - Dia do Cinema Nacional

Terça, 19 de Junho de 2018

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de junho e homenageia a sétima arte produzida no Brasil  Origem do Dia do Cinema Brasileiro. Esta data é comemorada em 19 de junho em homenagem ao dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto – o primeiro cinegrafista e diretor do país – registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898.  

Afonso Segreto fez imagens da entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo do navio francês Brésil - a primeira filmagem em território nacional. Algumas pessoas preferem celebrar a data em 5 de novembro para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema no país. 

A bordo do navio Brèsil, prestes a desembarcar no Rio de Janeiro vindo da Europa, o cinegrafista italiano Affonso Segretto filmou sua chegada ao país. Era 19 de junho de 1898. Talvez ele não soubesse, mas fez um registro pioneiro de imagens em movimento em território brasileiro. Batizado de Uma vista da Baia de Guanabara, a filmagem não sobreviveu ao tempo. Entretanto, por seu caráter simbólico, desde os anos 1970, comemora-se nesta data o Dia do Cinema Brasileiro.

Quando se fala em cinema brasileiro, é comum lembrar-se de alguns períodos específicos da cinematografia nacional, como as chanchadas da Atlântida, o Cinema Novo, a era da Embrafilme, e, mais recentemente, o que se convencionou chamar de Retomada, uma nova tomada de fôlego para o cinema do Brasil depois de um período turbulento no qual filmes nacionais quase desapareceram das salas de exibição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular

Pages